Wilco – Wilco (The Album)

04.06.2009 — Música, Resenhas

Wilco
Wilco (The Album)
(Nonesuch; 2009)

Sinceramente, em termos de ousadia e criatividade musical acho que o Wilco chegou ao seu limite, pelo menos por ora. Já falei aqui no Suppaduppa que a banda nunca mais foi a mesma sem o Jay Bennett, ainda que eu goste bastante do A Ghost Is Born e do pouco valorizado Sky Blue Sky. Mas também sei que é bem difícil superar uma sequência de lançamentos como a de Being There, Summerteeth e Yankee Hotel Foxtrot.

Eis que a banda surge em 2009 com seu sétimo trabalho de estúdio, Wilco (The Album). “Wilco (The Song)” é a responsável pela abertura, um rock simples com três minutos de duração. Uma boa canção, em que Jeff Tweedy ironicamente (ou não) diz “Wilco, we love you baby”. Em seguida “Deeper Down” dá as caras. Suave e quase country, tem lindos solos de guitarra, sendo uma das mais agradáveis do disco. “One Wing”, a terceira, funciona como faixa de transição para o que vem depois.

Com quase seis minutos de duração, “Bull Black Nova” é a mais barulhenta do álbum e sem dúvida uma das melhores, lembrando – guardadas as devidas proporções – “Spiders (Kidsmoke)”, a faixa kraut de A Ghost Is Born. Tudo para tentar amenizar o açúcar de “You and I”, um dueto com Feist fazendo o que ela sabe bem (cantar e não compor). Apesar de manjada, é uma faixa inegavelmente bonita.

Inofensiva, “You Never Know” ganha pontos por trazer um grudento refrão e os sempre perfeitos backing vocals do baixista John Stirrat. Depois disso surgem duas canções bem medianas: “Country Disappeared” e “Solitaire”. Felizmente a ótima e pop “I’ll Fight” aparece para arrumar a casa. “Sunny Feeling” é a última boa faixa do disco, já que “Everlasting” encerra o sétimo trabalho do grupo de forma entediante.

Wilco (The Album) é uma continuidade natural de Sky Blue Sky. Ambos têm em comum uma forte pegada pop e ambos não se arriscam muito. A principal diferença, entretanto, é que enquanto Sky Blue Sky se apoia na beleza de seus arranjos para conseguir bons resultados, Wilco (The Album) escorrega por simplesmente apresentar canções pop que nem sempre funcionam ou chamam a atenção.

– Six

Nota:

Tags: