Taken By Trees – East of Eden

24.08.2009 — Música, Resenhas

Taken By Trees
East of Eden
(Rough Trade; 2009)

Depois de ouvir o primeiro single, "Watch The Waves", ver o mini documentário feito pela Nat Geo sobre a gravação de East of Eden e descobrir que o Panda Bear empresta sua voz em uma das músicas do disco, as minhas expectativas foram lá para cima. Minhas conclusões:

"To Lose Someone" abre o disco com uma melodia bem típica de Victoria na época do Concretes, mas todo o arranjo é feito em cima da música paquistanesa. Percussão e flautas dão um ar exótico a canção que caminha tranquila do começo ao fim. "Anna", a faixa com a participação do Panda Bear, é excepcional. Além da bela melodia (parece que ele escolhe a dedo onde vai assinar seu nome), "Anna" traz o exótico backing vocal do próprio Panda e uma terceira voz, uma feminina, para criar uma atmosfera que consegue fugir do discurso que Victoria foi a primeira mulher ocidental a gravar no Paquistão, como li em algum lugar. Consegue fugir porque a faixa não soa sueca, nem paquistanesa e nem extremamente atual, como um Animal Collective. Ela não é uma música de release. Talvez seja a mistura de tudo isso que dê esse ar à faixa e a transforma numa das melhores do álbum. "Watch The Waves" me conquista em um detalhe: na flauta do refrão. Ela caminha contra o ritmo, contra a percussão em primeiro plano, parece apenas fazer parte da paisagem, como o vento. "Greyest Love Of All" fecha a metade do disco com um indie pop do jeito que ela sempre soube fazer.

É perceptível o começo de uma outra parte pois a sequência de "Tidens Gang", curta faixa em sueco (?), "Wapas Karna", canção com uma criança paquistanesa cantando e "My Boys", cover de Animal Collective (ou Panda Bear) passa como um interlúdio.

"Day By Day" e "Bekannelse" finalizam East of Eden provando que Victoria podia fazer muito mais com o álbum como um todo. Apesar de belo em diversos momentos, ele é curto e parece ter sido feito às pressas. Sem sombra de dúvidas este álbum deve representar uma conquista indescritível para Victoria, não cabe a mim falar disso. Só digo que se os acertos de "Anna", "Watch The Waves" e "Day By Day" fossem transferidos para algumas faixas, este seria um dos melhores lançamentos que ela já teria feito.

Denis Fujito

Nota:

Tags: