HEALTH – Get Color

27.10.2009 — Música, Resenhas

HEALTH
Get Color
(Lovepump United; 2009)

Em seus relatos sobre o South By Southwest de 2009 aqui no Suppaduppa, nosso amigo Enrico Vacaro disse que o HEALTH "é uma das bandas mais dementes da atualidade". Além de contar que no show do grupo californiano, de Los Angeles, para ser mais preciso, "cada ruído está minuciosamente colocado no lugar certo e as ambientações, guiadas por percussão e distorção, são tão perfeitas que você se esquece que seus tímpanos estão prestes a sangrar".

Essas áspas me ajudam a entender o sentimento de incompletude que fica depois que ouço os discos do HEALTH. Mais do que incompletude, me passa pela cabeça uma certa frustração por saber que essa experiência poderia ter sido muito mais elevada. Porém, sem lamentações, digo que Get Color, novo disco do grupo, muda esse jogo.

Sim, eu consigo ver que a pesada bateria de "In Heat", primeira faixa, seria muito mais contundente em um show em altíssimo volume. E que os efeitos da guitarra de "Death +", a hipnose de "Before Tigers" e o riff de guitarra de "Severin", uma das melhores faixas do grupo, seriam apoteóticas ao vivo.

Mas há uma versatilidade em Get Color que guia o foco do ouvinte e que não dá brechas para pensamentos baratos poluírem sua mente. O álbum vai do tribal ao disco em um piscar de olhos, insandecido na bateria e hipnótico nas guitarras, tudo parece estar prestes a explodir, mas nada realmente explode. O HEALTH usa a frustração a seu favor e se diverte em Get Color sem perder o peso característico. De todas essas pessoas que gostam de distorcer umas guitarras e de fazer um barulho extra, eu puxo Get Color e o destaco da multidão sem medo.

Denis Fujito

Nota:

Tags: