Julianna Barwick – Nepenthe

08.11.2013 — Música, Resenhas

Julianna Barwick

Nepenthe

(Dead Oceans; 2013)


Existem alguns fatos por trás do terceiro disco da norte-americana Julianna Barwick, chamado Nepenthe. O de evidências mais claras é que ele foi gravado na Islândia com Alex Somers, produtor dos grandes discos do Sigur Rós, e conta com a participação do amiina, do guitarrista do múm e de um coral de mulheres. Participações essas essenciais para que as canções de Nepenthe saiam peculiarmente islandesas e grandiosas, se afastando um pouco da música de quarto que Julianna fez até então. Chega a ser absurdo, por exemplo, o modo como “Forever” cresce, uma das canções mais perfeitas de 2013, e como “Adventurer of the Family”, na sequência, insere algumas notas de guitarra como se alguém estivesse tocando num sonho distante, num mundo paralelo.

Os outros fatos caminham lado a lado. Na época da gravação do álbum, Julianna perdeu um parente próximo e o nome do álbum vem, segundo o Quietus, da literatura grega antiga. “Nepenthe é um remédio para tristeza (sorrow), uma droga que tem como objetivo eliminar a dor da morte e a tristeza através do esquecimento”. Uma explicação perfeita para a música ao mesmo tempo sonhadora e nebulosa de Julianna, como em “The Harbinger”, “Look Into Your Own Mind” e “Crystal Lake”, que passam sofridas e tristes pelo ouvinte, exatamente como um vento ruidoso, mas sem deixar rastros, como muitas vezes parece ser a morte, um vento sem rastros.

Em The Magic Place (2011), Julianna sonhava em seu quarto e sonorizava e imaginava o seu lugar mágico. Sozinha, ela encaixava camadas e camadas de vozes e sussurros que construíam aos poucos a parede desse seu paraíso particular. Em Nepenthe, Julianna está em seu local mágico, uma terra vasta, campos abertos e oceano azul como jamais visto, um lugar com nome, Islândia, e lá, obviamente, ela não precisa imaginar nada, apenas sentir. Sentir a dor da morte, sentir o vento gelado do oceano azul como nunca viu. Tomar o seu nepenthe.

“One Half”

Nota
▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒▒▒▒▒
8.6