Destroyer – Five Spanish Songs EP

22.11.2013 — Destaques, Música, Resenhas

Destroyer

Five Spanish Songs EP

(Merge Records; 2013)


Dan Bejar cansou. Cansou da língua inglesa, cansou da música que fazia e cansou da música que ouvia. Porém, segundo o próprio, a única língua que sabia falar razoavelmente bem, além do inglês, era o espanhol e as únicas músicas que sabia em espanhol era do Sr. Chinarro. Por isso em Five Spanish Songs temos um Destroyer arriscando cinco covers do Sr. Chinarro sem medo de fazer aquilo que tem vontade.

E logo em “Maria de las Nieves” entendemos de uma só vez porque a música do Sr. Chinarro inspira Dan, já que algumas melodias poderiam ter sido feitas pelo próprio, e como o espanhol falado direitinho, sílaba por sílaba, combina perfeitamente com a voz peculiar de Dan Bejar. Mas por mais que “Maria de las Nieves” tenha a cara do Destroyer, “El Rito” lembra o New Pornographers com os seus vocais sobrepostos e a guitarra mais power pop, enquanto “Babieca” traz um ritmo mais latino na percussão que nunca havia aparecido na música de Dan de forma tão escancarada e “Bye Bye” finaliza o EP com um toque de Devendra Banhart, numa canção mais calma e vazia.

Five Spanish Songs é um EP levíssimo e que se destaca principalmente por tirar Dan Bejar do seu sofá canadense. Ele estava cansado daquele conforto todo e, por mais que a gente não tivesse consciência, a gente também estava um pouco. As lindas canções do Sr. Chinarro (porque, sim, elas são lindas e são de Antonio Luque) serviram como um excelente experimento para Dan sair da inércia artística e tirar a gente um pouco da inércia de ouvinte. Um EP leve, bonito e que cumpriu muito bem o seu papel no finzinho de 2013.

EP na íntegra

Nota
▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒▒▒▒▒▒▒▒▒
7.3