Entrevista: Chad VanGaalen

22.04.2014 — Entrevistas, Música

chad-vangaalen-fotoA entrevista com Chad VanGaalen ficou restrita a cinco perguntas. Tarefa dificílima, pois Chad não está apenas em seu quinto álbum, chamado Shrink Dust e que sairá em breve pela Sub Pop. Chad está prestes a lançar o seu primeiro longa animado, Translated Log of Inhabitants, Chad foi produtor dos dois excelentes discos do Women, Chad dirigiu e animou os clipes de diversas músicas suas e, mais recentemente, fez o vídeo de “Beat the Drum Slowly”, do Timber Timbre. Por isso não existe nessa entrevista uma tentativa de traçar e cobrir a arte de Chad VanGaalen, apenas a tentativa de mostrar o seu complexo e monstruoso mundo com muitas imagens, vídeos, sons e algumas frases.

Vídeo para “Beat the Drum Slowly”, do Timber Timbre

Quando você começou a tocar música? E qual foi o primeiro instrumento que aprendeu a tocar?

O primeiro instrumento foi o piano quando eu tinha oito anos. A minha mãe me forçou a fazer aulas de piano por seis meses com uma velha senhora que morava na rua da minha avó. Ela mijava nas calças enquanto ficava sentada no banquinho ao meu lado. Era horrivel. Eu ainda consigo sentir o cheiro da urina na madeira quente.

chad-vangaalen-1

Eu sinto que as músicas de Shrink Dust são mais tradicionais em estrutura. Uma mistura de rock e country com alguns sons estranhos. O que mudou musicalmente em relação aos outros discos?

Nada está diferente. Ainda sou eu fazendo música. Nada mudou.

A primeira vez que eu escutei ao Women eu não sabia que você era o produtor da banda, mas acho que existe alguns sons característicos seus nos discos da banda. Qual você considera ser a sua principal adição ao som do Women?

Nos dois discos do Women eu só queria facilitar as ideias. Claro que eu tenho o meu modo de gravar sons que eu estou acostumado então talvez isso se destaque para algumas pessoas. Mas, sério, o Women foi uma entidade tão forte que qualquer um com “meio cérebro” (half a mind) em capturar tons teria sucesso ao expor o brilhantismo do grupo. Eu apenas fui sortudo por eles terem me escolhido.

chad-vangaalen-2

Você está prestes a lançar Translated Log of Inhabitants. O que você pode antecipar sobre essa sua animação?

Translated Log of Inhabitants vai ser cheio de imagens sobre a minha própria história. Também cheio de “frizz bizz

Imagem de John Difool, protagonista de O Incal
john-difool

Os seus desenhos são cheios de monstros. Você costumava desenhar muitos monstros quando era criança? Qual é o seu super-herói favorito?

Eu desenhei uma penca de monstros quando era criança. Super-herói favorito: John Difool (de The Incal, de Alejandro Jodorowsky e Moebius). Não tenho certeza se ele é um SUPER-herói, mas é o meu personagem de comic favorito.

Vídeo para “Peace on the Rise”

Vídeo para “Clinically Dead”

Vídeo para “DIrty Lives”, do Love as Laughter

Capa do disco Not Saying/Just Syaing, do Shout Out Out Out Out
Shout-Out-Out-Out-Out-Not-Saying-Just-Saying

chad-vangaalen-3