5 músicas da semana — 27/11/2016

27.11.2016 — Blog

315833

1. Secret Chiefs 3 — “UR: Telstar / The New Daylight (Welcome to the Theatron Animatronique)”

O Secret Chiefs 3 está de volta com duas lindas músicas performadas pelo grupo satélite UR. A primeira delas é “Telstar”, um luxuoso cover do The Tornados, originalmente lançada em 1962. A segunda é uma reinterpretação/continuação de “Welcome to the Theatron Animatronique”, presente no álbum Book of Horizons, de 2004. Ambas as canções foram compartilhadas de graça no Bandcamp da banda, mas podem (e devem) ser compradas por míseros quatro dólares, para que assim seja possível finalizar os novos projetos sonoros previstos para 2017: um disco cheio do Holy Vehm e a segunda parte do Book of Souls, chamada Folio B. Não entendeu nada? Saiba mais aqui enquanto ouve as duas pérolas abaixo. (Flávio Seixlack)

2. Knxwledge — “LITT_”

Outro que soltou coisa nova essa semana foi o beatmaker Knxwledge. Ele, que já nem precisa faz muita coisa mais esse ano depois do espetacular disco ao lado de Anderson Paak — o Yes Lawd!, sob a alcunha de NxWorries — botou no Bandcamp a beat tape WT​.​PRT10_. Bem simples, mas bem boa. Como de costume, tudo curtinho e picotado, direto ao ponto, misturando soul, R&B e hip-hop, com os graves gostosos feito um gin tônica bem feito num sábado à noite de verão. (FS)

3. Monster Rally — “Island Romance”

De vez em quando, e só de vez em quando, é bom estar vivo para ouvir coisas como o Monster Rally. Exotica é um gênero que eu amo, mas que raramente dá as caras nos tempos atuais com uma pegada mais moderna e refrescante. Esse é o caso do lindo Mystery Cove LP. Beats de hip-hop se misturam ao gênero como a gema e a clara numa panela quente com manteiga. Bonito e relaxante como um fim de domingo ideal. (FS)

4. Peter Evans Quintet — “Fanfares”

“Fanfares” é a segunda música do disco novo do Peter Evans, Genesis. Favorito aqui da casa, o trompetista de Nova York é o dos principais nomes do jazz contemporâneo de vanguarda, e alguém que você deveria acompanhar de perto caso goste do gênero e ainda não o conheça. Genesis compila músicas registradas durante a turnê europeia do quinteto no ano passado, e destaco aqui “Fanfares” como aquela a ser ouvida — certamente ela funciona como um bom resumo do trabalho. (FS)

5. HOME — “This Will Pass”

O HOME faz som como se estivéssemos assistindo a um jogo bem colorido do Dreamcast ali no final dos anos 90, e eu gosto demais dessa sensação mágica passando por todos os meus ossos. “This Will Pass” é dançante e quase emocionante, tendo aquela vibe macia que só sentimos quando o álcool começa a fazer efeito depois do segundo drink lá pela meia-noite. Quando posso escolher eu não quero nunca ficar parado. (FS)